top of page

Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no Mundo, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.  O Instituto ainda alerta que  câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração da mama. O importante é sempre ir ao médico e fazer os exames pelo meno um vez ao ano.

O último levantamento feito pelo INCA foi que 14.388 pessoas morreram decorrente do câncer de mama no Brasil, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. Somente no ano passado, a estimativa do Instituto é que surgissem mais de 50 mil novos casos no Brasil.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, 906 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama no Estado em 2015. Este número subiu para 996 em 2016, de acordo com dados preliminares. A Secretaria ainda informou que foram feitas 353.546 mamografias  em todo o Paraná em 2016 (dados preliminares).  

Câncer de mama

 

E ai Doutor?
bottom of page