top of page

Por que o exame de mamografia aperta tanto o seio? (Zeli Abdias, 30 anos, Rio de Janeiro - RJ)

Porque a rede pública limita a idade do exame para 50 anos, já que sabemos que existem muitos casos de mulheres que sentem nódulo, mas ao pedir o exame de mamografia não conseguem fazer por causa desta norma. Isso prejudica o diagnóstico? D.B.N, 28 anos, Foz do Iguaçu - PR)

Minha mãe tem 70 anos e faz o exame de mamografia. Ela sente muita dor ao fazer este exame. Isso é normal? Existe alguma maneira de ela não sentir esta dor? (C.L, 46 anos, Foz do Iguaçu - PR)

Qual é a eficácia do exame? 60, 70% ou mais? (Daniela Valiente, 42 anos, Foz do Iguaçu- PR)

A partir de que idade é indicado realizar o exame de mamografia? L.B.M, 37 anos, Foz do Iguaçu- PR)

Qual a diferença da ultrassonografia mamária da mamografia? A partir de que idade a indicação para realizar mamografia? R.G, 24 anos, Santa Terezinha de Itaipu  - PR.

Por que a mamografia dói tanto? Natália Peres, 48 anos, Foz do Iguaçu – PR).

Por que a mamografia dói tanto? Natália Peres, 48 anos, Foz do Iguaçu – PR).

Uma pessoa que teve câncer de mama na família pode começar a se prevenir fazendo a mamografia a partir de que idade? Vanessa G. Lúcio, 31 anos, Santana de Parnaíba – SP)

Quando é indicada a mastectomia? Somente quando está no estágio avançado da doença? Ou não? ( Thays Petters, 29 anos, Foz do Iguaçu – PR)

Passei por uma biopsia da mama e dois dias depois fiquei com a mama dolorida e toda roxa. Isso é normal? Foi por causa do procedimento? Neuzenir Rohen Berriel, 68 anos, Nova Friburgo – RJ).

Quais são as principais causas do câncer de mama? Fabiane Rodrigues, 34 anos, Cascavel – PR)

Recebi uma revista que  divulgava uma matéria com o título: “Estão escondendo a cura do câncer”? O que acha desta afirmação? (C.C. 50 anos, Foz do Iguaçu-PR).

O silicone atrapalha na vizualização de tumores no exame de mamografia? (Queila Cristina, 27 anos, Foz do Iguaçu - PR)

Há estudos sobre as causas serem potencializadas pelo uso de prótese de silicone. Isso é verdade? (Daniela Valiente, 42 anos, Foz do Iguaçu- PR)

Tenho sempre dúvidas sobre a idade de começar o exame de mamografia. Alguns médicos dizem que é a partir dos 40, mas existem casos de câncer de mama antes desta idade. Então, qual é a melhor idade? (Eloiza Dal Pozzo, 32 anos, Foz do Iguaçu- PR).

Por que alguns médicos pedem para a mulher a mamografia e a ultrassonografia de mama? (Zeli Abdias, 30 anos, Rio de Janeiro - RJ)

Já li algumas matérias falando sobre o lado ruim da mamografia, e que o exame ajudaria a proliferar as células doentes por pressionar. Isso procede? (Daniela Valiente, 42 anos, Foz do Iguaçu- PR)

Existe algum exame que possa substituir a mamografia? (Zeli Abdias, 28 anos, Rio de Janeiro - RJ)

Se eu não tenho antecedentes na família de câncer de mama e tenho 29 anos, eu posso fazer a mamografia? Ou somente após os 40 anos? ( Thays Petters, 29 anos, Foz do Iguaçu – PR)

Qual a idade que podemos fazer a mamografia quando há caso na família? Rosimeiri Souza Nascimento, 36 anos, Foz do Iguaçu – PR)

Quem amamenta tem menos chances de desenvolver câncer de mama. Isso é verdade? (Daniela Valiente, 42 anos, Foz do Iguaçu- PR)

Qual a idade ideal para fazer o exame de mamografia? Lauane de Melo, 29 anos, Foz do Iguaçu – PR).

Ouvi falar que usar o protetor de tiroide prejudica o exame. Isso é verdade? Mas se eu não usar, não posso ter problemas no futuro nesta área? (Zeli Abdias, 14 anos, Rio de Janeiro - RJ)

DOUTOR RESPONDE

Na maior parte é bactéria.  Pode fazer a mamografia, ultrassonografia e análise do líquido.

DOUTOR RESPONDE

Sim é verdade. O homem faz a mamografia quando tem indicação médica. 

Magna Estela, 31 anos - Foz do Iguaçu (PR)

José Ap. Oliveira, 40 anos - Foz do Iguaçu (PR)

DOUTOR RESPONDE

Quando a mamografia indica um nódulo benigno, a paciente deve fazer uma ultrassonografia para ver se é sólido, que seria fibroadenoma de mama, ou não sólido, que seria o cisto. Caso for o fibroadenoma, pode repetir a ultrassonografia a cada 6 meses para acompanhar. Caso não cresça em um ano, volta a fazer de ano em ano. No caso de cisto, é tranquilo fazer a cada um ano. Já no caso de cisto complexo, pode repetir a ultrassonografia a cada 6 meses

DOUTOR RESPONDE

Não é prejudicial. Precisa comprimir o parênquima mamário para que a imagem fique em uma padrão bom para o filme, o que causa um desconforto.A dor pode mudar de acordo com a sensibilidade da mulher.

Adriana Cardoso, 40 anos - Foz do Iguaçu (PR)

Janete Marcílio Pawlak, 40 anos - Foz do Iguaçu (PR)

Quelen Dias de Ilaria,  anos - Foz do Iguaçu (PR)

DOUTOR RESPONDE

Existem alguns fatores que aumentam estes riscos, como fatores genéticos, ser uma pessoa sedentária, ter alimentação rica em gordura, a idade e a obesidade, porque o tecido gorduroso acumula hormônio produzido pelos ovários e aumenta o estímulo hormonal sobre as mamas.

DOUTOR RESPONDE

O ideal é que começar próximo dos 40 anos. Até pode começar antes, com 35, 38 anos, mas quando a mama é muito densa, que é o caso de mulher jovem que nunca amamentou ou nunca teve filhos, o melhor seria a ultrassonografia da mama.

DOUTOR RESPONDE

A mastectomia é um método cirúrgico quando o estágio do câncer de mama está avançado. Quando detectado de forma precoce, faz a mastecnomia parcial, que é quadrantectomia. Existem artistas acabaram retirando a mama de maneira preventiva porque muitas pessoas na família tiveram a doença e acabaram morrendo por câncer de mama. Mas isso é opção e é muito contestado.

DOUTOR RESPONDE

Foi por causa do procedimento. A biopsia pode ter causado algum sangramento que explicaria o roxo e a dor na mama.

DOUTOR RESPONDE

Antigamente as próteses mamárias eram colocadas atrás da glândula mamária e estas próteses atrapalhavam em até 30% a detecção do câncer de mama em uma fase mais precoce. Hoje em dia, os cirurgiões estão preferindo colocar atrás do músculo, o que não prejudica o exame.

DOUTOR RESPONDE

Eu acredito que não seja uma afirmação verdadeira, porque o laboratório que descobrir a cura do câncer vai ganhar milhões com a descoberta. Não seria interessante esconder a cura. Existem pesquisas e, em alguns casos, conseguem eficácia, mas em outros não.

DOUTOR RESPONDE

As próteses modernas são inócuas. Assim, falar que ela potencializa as causas não é uma afirmação verdadeira. Antigamente, muitas pessoas usaram o silicone injetável, que é cancerígeno. Mas as modernas não têm este problema.

DOUTOR RESPONDE

A grande incidência do câncer acontece entre 40 e 50 anos. Assim, o ideal é que começar a fazer mamografia  próximo dos 40 anos. Até pode começar antes, com 35, 38 anos, mas quando a mama é muito densa, que é o caso de mulher que nunca amamentou ou nunca teve filhos, o melhor seria a ultrassonografia da mama. 

DOUTOR RESPONDE

Porque em algumas mulheres a mama não é tão lipo substituída, contendo muito tecido fibroglandular, o que prejudica a visualização e a identificação de nódulos e cistos devido a grande densidade do parênquima. Já o ultrassom é bom para mama com tecido fibroglandular (mama densa- com pouca gordura)

DOUTOR RESPONDE

Esta afirmação não procede. Não existe fator cientifico que fale que devido a pressão aumentaria o risco.

DOUTOR RESPONDE

Em geral, a mamografia é um exame que é desconfortável, mas não causa dor. Neste caso, tem que descobrir o que tem causado esta dor. Muitas vezes, pode ser um fator que varia entre as mulheres; ou seja, uma mulher pode ser mais sensível do que a outra. Mas pode ser que algum problema na mama, como uma mastite. Teria que fazer outros exames para descobrir.

DOUTOR RESPONDE

Não existe um exame que substitui, mas existe exames que são apontados como complementares, que é a ultrassonografia e a ressonância magnética.

DOUTOR RESPONDE

Caso seja é uma pessoa magra, nunca teve filhos o ideal é a ultrassonografia de mama, porque é uma mama densa. Mas se for obesa, por exemplo,  a mama tem bastante gordura e neste caso até pode fazer a mamografia. Mas o ideal é começar a mamografia após os 40 anos, a não ser que tenha alguma indicação, como o fator de ter alguém com câncer de mama na família. 

DOUTOR RESPONDE

O ideal é que começar próximo dos 40 anos. Até pode começar antes, com 35, 38 anos, mas quando a mama é muito densa, que é o caso de mulher que nunca amamentou ou nunca teve filhos, o melhor seria a ultrassonografia da mama.

DOUTOR RESPONDE

Sim. Amamentar é um dos fatores de proteção contra o câncer de mama.

DOUTOR RESPONDE

O protetor de tireoide pode prejudicar o exame de mamografia, porque a posição que fica o protetor pode atrapalhar a obtenção de uma mamografia bem feita. A falta deste protetor de tireoide não prejudica em nada a paciente, porque a dose de radiação que chega na tireoide é muito baixa. 

DOUTOR RESPONDE

Esta diferença de 10 anos pode prejudicar o diagnóstico. Corre o risco de muitas mulheres desenvolverem a doença e morrerem de câncer de mama, porque a grande incidência do câncer acontece entre 40 e 50 anos. Assim, o ideal é que começar próximo dos 40 anos. Até pode começar antes, com 35, 38 anos, mas quando a mama é muito densa, que é o caso de mulher que nunca amamentou ou nunca teve filhos, o melhor seria a ultrassonografia da mama.

DOUTOR RESPONDE

Em algumas mulheres a mama não é tão lipo substituída, contendo muito tecido fibroglandular, o que prejudica um pouco a mamografia. Já o ultrassom é bom para mama com tecido fibroglandular (mama densa- com pouca gordura). O ideal é que começar a mamografia próximo dos 40 anos. Até pode começar antes, com 35, 38 anos, mas quando a mama é muito densa, que é o caso de mulher que nunca amamentou ou nunca teve filhos, o melhor seria a ultrassonografia da mama.

DOUTOR RESPONDE

A mamografia é eficaz para mamas lipossubstituídas. Sendo padrão ouro para se verificar o câncer na fase inicial, que pode ocorrer através de microcalcificação. Mesmo assim, algumas vezes pode precisar de exames complementares, como ultrassonografia ou/e ressonância magnética. Isso depende da densidade da mama.

DOUTOR RESPONDE

Precisa comprimir o parênquimamamário para que a imagem fique em uma padrão bom para o filme.

DOUTOR RESPONDE

Existem os fatores que aumentam os riscos, como genéticos, ser uma pessoa sedentária, alimentação rica em gordura, a idade e a obesidade, porque o tecido gorduroso acumula hormônio produzido pelos ovários e aumenta o estímulo hormonal sobre as mamas.

DOUTOR RESPONDE

Quando na família tem caso de câncer de mama, deve-se começar a fazer a mamografia 10 anos da idade que o parente apresentou o câncer. Por exemplo: uma pessoa foi diagnosticada com câncer de mama aos 42 anos, os familiares precisam fazer a partir dos 32 anos. Mas se alguém teve câncer aos 60, os familiares não precisam esperar até os 50 anos. Devem fazer já desde os 40 anos.

DOUTOR RESPONDE

Precisa comprimir o parênquimamamário para que a imagem fique em uma padrão bom para o filme, o que causa um desconforto. A dor pode mudar de acordo com a sensibilidade da mulher.

DOUTOR RESPONDE

Quando na família tem caso de câncer de mama, deve-se começar a fazer a mamografia 10 anos da idade que o parente apresentou o câncer. Por exemplo: uma pessoa foi diagnosticada com câncer de mama aos 42 anos, os familiares precisam fazer a partir dos 32 anos. Mas se alguém teve câncer aos 60, os familiares não precisam esperar até os 50 anos. Devem fazer já desde os 40 anos

Grávidas e lactantes podem fazer o exame de mamografia normalmente? L. C, 22 anos Foz do Iguaçu

DOUTOR RESPONDE

Nesta fase há um aumento da densidade da mama, o que vai prejudicar a visualização de nódulos. Assim, o melhor exame nesta fase é a ultrassonografia da mama, com indicação médica..

Por que alguns profissionais não oferecem os equipamentos de proteção? R. V, 45 anos; Maringá-PR

DOUTOR RESPONDE

O protetor de tireoide pode prejudicar o exame de mamografia, porque a posição que fica o protetor pode atrapalhar a obtenção de uma mamografia bem feita. A falta deste protetor de tireoide não prejudica em nada a paciente, porque a dose de radiação que chega na tireoide é muito baixa.

Como é feito o exame de mamografia em homens? L. B, 20 anos; Foz do Iguaçu

DOUTOR RESPONDE

É realizado do mesmo jeito que é feito nas mulheres, mas pela mama ser menor o profissional de técnicas radiológicas tem que puxar um pouco mais a mama.

Quais os sintomas do câncer de mama nos homens? Sidnei Pawlak, 47 anos; Foz do Iguaçu

DOUTOR RESPONDE

São os mesmos sintomas que aparecem na mulher, mas quando uma mulher tem nódulo, na maioria é benigno. Já o homem, quando detectado nódulos, na maioria é maligno.

Tive câncer de pele, a chance de eu desenvolver câncer de mama aumenta? F. M, 60 anos; Cascavel

DOUTOR RESPONDE

Não, São cânceres com causas diferentes.

Você Pergunta

 

ATENÇÃO: AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS POR ESTE SITE NÃO SUBSTITUEM AS CONSULTAS COM SEU MÉDICO. PROCURE SEU MÉDICO E FAÇA OS EXAMES EM DIA. 

Olá amigos Tenho 51 anos e há um tempo tenho sentido dores nas mamas. Fiz mamografia e ultrassom há 1 ano e apareceram vários nódulos benignos. Essas dores parecem ser somente na glândula. Não é profunda como se fossem dores no peito/coração. Mas são desconfortáveis e lancinantes. Isso é normal? Tenho hipotireoidismo e isso pode influenciar?

Elcimar Vital

DOUTOR RESPONDE

Você deve procurar um ginecologista ou mastologistas para que eles possam pedir exames, como ultrassonografia de mama ou-e mamografia para verificar se você tem cistos. Caso sejam cistos mamários, pode explicar a dor e o médico irá passar um medicamento.

Quanto o tratamento, somente pode influenciar caso você esteja com  alteração hormonal que causaria acúmulo de líquido nas mamas. Mas o correto é procurar seu médico.

E ai Doutor?
bottom of page